history-banner

O Lar Dona Mariquinha Amaral
Sua História e Seus Objetivos
Maria Carmem Cardoso Pompeu




Desde 1938 existe, em Atibaia, o Lar Dona Mariquinha Amaral, fundado por iniciativa de D. Ignês da Conceição que o dirigiu até 1942, quando faleceu.
Nesses quase 90 anos, muitos foram aqueles atentos aos objetivos que nortearam o amparo e a assistência ao menor desamparado, em nossa cidade.
Sob a liderança de D. Ignês da Conceição o Abrigo de Menores recebeu os esforços do Juiz Samuel Francisco Mourão, do Promotor Luiz de Azevedo Castro e do Delegado de Polícia Carlos Viana passando a receber meninas desamparadas. A história ainda registra a doação de vida de muitos atibaienses: Licínio Carpinelli, José Pires Alvim, Atílio Russomanno, Benedito Santos, José de Aguiar Peçanha (Juca Peçanha), Francisco de Aguiar Peçanha, Padre Francisco Rodrigues dos Santos (Padre Chico), Rosa Santoni, Capitão Adolfo Alves, Florêncio Pires de Camargo, Antônio S. Garcia Lopes, Oswaldo Barreto, Antônio Conti, João Teixeira da S. Braga, Fausto Passos, João B. Conti, Abrãao Zigaib, Valeriano Rosa, Jarbas Bueno de Aguiar, Antônio Bonini, Joviano Alvim, Lamartine Fagundes, Juvenal C. Aguirre, Joaquim Cintra Sobrinho, João B. de Melo Oliveita, Miguel Arcanjo do Amaral, Afonso de Matos, Horácio Neto, José Arantes Monteiro, João Cunha Franco, Nilo Cunha, Nair Cunha, Geraldino Russomanno, José Preto da Silva e José Herculano Bueno.
O Abrigo de Menores foi registrado como Entidade Assistencial em 1942, passando a receber subvenções municipais, estaduais e federais, sendo assistido por muitos particulares, atentos aos seus objetivos e lhe deixando doações, que possibilitaram a compra da primeira sede própria, em prédio da Praça Dr. Miguel Vairo, nº 135.
A figura do Dr. Zepherino Alves do Amaral é a do grande benemérito, sempre atento às necessidades do Abrigo e não poupando esforços e boa vontade. Suas doações deram vida ao Abrigo e, mais tarde, a entidade recebeu o nome de sua mãe, justa homenagem pelo muito realizado pelo Dr. Zepherino Alves do Amaral.
Benedito Santos esteve na Presidência do Abrigo de Menores de 1942 a 1948. Grandes benfeitores foram, nesse período, D. Virgínia Assis Pacheco, Artur Rodrigues de Siqueira, Domingos Ferrari, D. Verônica Martinelli, Pedro Elias de Godoi, Anna Ferrari. São Atibaienses e amigos de fora compreendendo que o Abrigo se propunha a receber, educar, e amparar com carinho todas as crianças abandonadas e desamparadas deste município, de 3 a 12 anos de idade. (atualmente de 0 a 18 anos incompletos).
  • Em 1948 o Presidente eleito José Pires de Camargo, enfrentou sérias dificuldades materiais e financeiras.
  • Em 1949 assume a Presidência Teresa Marcílio, com Maria de Lucca Russomanno e imprimem novo ritmo a entidade. Período áureo do abrigo: campanhas, grande envolvimento comunitário, mudança de estatutos assistindo menores em regime de internato e semi-internato, amparando mães solteiras. Muito do realizado por Tereza Marcílio está na lembrança e no coração atibaiense: aspectos materiais e muita formação, ampliações, reformas, criações. Essa extraordinária mulher, ainda residindo entre nós, deu o melhor de si mesma, durante sete anos pelo “Lar Dona Mariquinha do Amaral”, residindo nas suas próprias dependências, para assistir mais aquelas crianças. Aí deixou os aspectos marcantes como professora e orientadora. Conseguindo colaboração de muitos e atenta a todos os aspectos a serem assistidos.
  • Em 1957 o Lar passa a ser presidido por João Moreno, permanecendo ate 1966. A entidade cresceu em propriedades e no atendimento aos menores. A doação dessa vida é também marco na história do Lar Dona Mariquinha Amaral. As dificuldades vencidas e superadas. A cada ano, novos doadores e aqueles que mais se preocuparam com o Lar, devotaram suas vidas pelos menores abandonados de Atibaia.
  • Em 1967, assume a Presidência Antônio Chizze e o Lar passa a atender sempre maior número de crianças, já de ambos os sexos. Seu patrimônio, em ascensão. Assistindo, em 1964, o máximo registrado em sua história: 48 crianças, de 3 á 16 anos de idade, 240 sócios colaboradores.
  • Em 1973, assumiu a Presidência Tranquilo Massoni: o que tem realizado quase sozinho, nestes dez anos, sabemos todos nós. É o Pai e amigo de todas as crianças, aquele que as leva para cortar os cabelos, a passear, quem lhes compra os remédios, atento a tudo, dando sua vida e preocupações diárias.
  • Em 2014, assumiu a Presidência Mariana Pires de Camargo.
  • Em 2017, assumiu a Presidência Solange Lucion.
Colabore com a nossa história! se você tem fatos e fotos sobre o Lar Mariquinha envie um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.